Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Obrigado,Gracias a estos paisas de apoyo a mi blog,Danke,ありがとう,ขอบคุณ,dziękuję,merci,спасибо

Argentina
Colonbia
Chile
Brasil

Estados Unidos

Alemanha

Holanda
Espanha

Portugal

Polônia

Japão
Tailandia

Rússia

França

República Tcheca

CALENDÁRIO 2012 DA FAMERN(FEDERAÇÃO DE CULTURA E ARTES MARCIAIS DO RN


CALENDARIO PARA 2012 DA FAMERN(KICK E THAI- CAPOEIRA,DEFESA PESSOAL,KARATE,KARATE DE CONTATO E SUBMISSION

Mar-02- MELHORES DO ANO DE 2011

MARÇO-   02- MELHORES DO ANO DE 2011-E 03 E 04 CAMPEONATO DE JC

ABRIL- 13,14,15 CURSO DE ARBITRAGEM, 28 – 1ª ETAPA ESTADUAL DE CAPOEIRA

MAIO- 19 E 20 NORDESTE DE ARTES MARCIAIS

JUNHO- 16 CAMPEONATO DE JEAN LEE

JULHO- 21 E 22- CAMPEONATO ESTADUAL (KARATE,CAPOEIRA E KICK E SUBMISSION)

AGOSTO- CLINICA DE KICK E BOXE COM PROF ANSELMO(AL)

SETEMBRO- 7.8 E 9 BRASILEIRO EM  MINAS GERAIS

OUTUBRO- DE 15 A 21 MUNDIAL, 6 – 3ª ETAPA ESTADUAL DE CAPOEIRA

NOVEMBRO- 18- CAMPEONATO DEBRUNO THAI

DEZEMBRO – MELHORES DO ANO  2012


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Idéias diferentes mais o mesmo caminho para conquistar o espaço para a capoeira


   Embora as idéias, e muitos dos valores, de Bimba e Pastinha fossem diferentes, ambos utilizaram o que poderíamos chamar uma "estratégia de sedução" para conquistar um maior espaço para a capoeira e para o homem negro. Esta "estratégia de sedução", que "seduzia" e atraía a classe média e a burguesia
   Na capoeira Regional, de mestre Bimba, tínhamos uma característica mais "esportiva" e "de luta"; e na capoeira Angola, de mestre Pastinha, uma característica mais "lúdica" e "ritual”
   No entanto, além da "sedução", ambas também eram "acadêmicas".

CAPOEIRA ARTE MARCIAL BRASILEIRA

VAMOS FALAR UM POUCO SOBRE DOIS GRANDES MESTRE DA CAPOEIRA NO BRASIL E NO MUNDO

2- MESTRE PASTINHA(ANGOLA)


 A Capoeira Angola é um dos traços da manifestação da África Bantu no Brasil. Ela conserva sua essência no N'golo, ritual de passagem a vida adulta, onde as jovens são disputadas entre os jovens guerreiros das tribos e quem melhor se sobressair cabe o direito de escolher sua esposa dentre as jovens sem o pagamento do dote matrimonial.
Mestre Pastinha descende de pai espanhol e mãe baiana, foi batizado em 1889 com o nome de Vicente Joaquim Ferreira Pastinha, na cidade de Salvador-Ba. Conta-se que o princípio de sua vida na roda de capoeiragem aconteceu quando tinha 8 anos, sendo seu mestre o africano Benedito, resolveu ensinar-lhe as mandingas, negaças, golpes, guardas e malícias da Angola.
Mestre Pastinha serviu na Marinha de Guerra do Brasil, onde permaneceu por um período de 8 anos .Mestre Pastinha de tudo fez um pouco,trabalhou como pedreiro, pintor, entregava jornais, tomou conta de casa de jogo; no entanto, o que mais gostava de fazer era ensinar "a grande arte ".Pastinha conhecia a capoeira , sabia como era importante continuar aquela cultura, aconselhava que era preciso ter calma no jogo "quando mais calma melhor pró capoerista", e que a capoeira "ela é o pai e mãe de todas as lutas do Brasil. Sabia muito bem os fundamentos e os segredos existentes na capoeiragem, cantava, tocava os instrumentos e ensinava como um verdadeiro mestre deve fazer. Pastinha foi nas rodas de capoeira um autêntico mestre, um bamba na luta.
Saindo da Marinha em 1910, inicia sua fase de prof. de capoeira ,seu primeiro aluno foi Raimundo Aberê, este se tornou um exímio capoeirista, conhecido em toda Bahia .Segundo Mestre Pastinha , sua primeira academia ficava localizada no Largo do Cruzeiro do São Francisco, na rua do meio do terreiro. Pastinha dizia: "A capoeira tem muitas coisas. Primeira parte; a capoeira tem seu dicionário; segunda parte: tem seu dicionário; terceira parte: tem seu dicionário e quarta parte; tem seu dicionário".
Ensinava que quando alguém fosse falar sobre a capoeira dissesse somente o que sabia, "não vá dizer que a capoeira é o que ela não é , nem vá contar o que não viu ninguém falar , então, não vá contar aquilo que não pode contar. Não é todo mundo que vá abrir a boca e dizer eu conheco a capoeira, a capoeira é isso.Nem todos mentais, nem todos sujeitos pode abrir a boca para cantar o que é capoeira não."
Mestre Pastinha era uma pessoa bem humorada, descontraída, bastante receptivo , rico em conhecimento, seu saber transcendia as rodas de capoeira. Era uma pessoa do mundo ideal, camarada amigo, pai e irmão dos discípulos.Viveu intensamente seus longos anos dedicados à capoeira de Angola, classificou-se na história da maladragem, da malícia, como ás. Manteve em sua academia de Angola, a originalidade da eficiência da luta em momento algum fora perdido na academia de Pastinha. Ele contribuiu categoricamente com o seu talento e dedicação à capoeira para que a sociedade baiana e brasileira percebessem a capoeiragem como uma luta-arte imbatível, guerreira, que está além dos paupérrimos preconceitos que há na sociedade.
Vicente Pastinha, foi filmado, fotografado , entrevistado, gravou disco e deixou um livro , a capoeira nunca mais poderá esquecer este ás, o guardião da capoeira d'Angola. Foi lá na casa 19, no largo do Pelourinho, que funcionava a sua academia , o Centro Esportivo de Capoeira Angola fundada em 1941.Milhares de pessoas estiveram na academia, ficavam impressionadas com as cantorias, com o som dos berimbaus , pandeiros e agogôs e principalmente , com os jogos que lá rolavam. Por fim, foi feita uma reforma no sobrado, disseram ao mestre que ele não tinha com o que se preocupar, após terminadas as obras, ele voltaria para lá , seu lar, sua academia. Nunca mais se ouviu a voz de Pastinha dentro do sobrado, o povo não mais assistiu a uma maravilhosa roda de capoeira de Angola naquele velho sobrado.O Mestre Pastinha não voltou, morreu na escuridão de um quarto decadente no bairro Pelourinho em Salvador.

VAMOS FALAR UM POUCO SOBRE DOIS GRANDES MESTRE DA CAPOEIRA NO BRASIL E NO MUNDO

1- MESTRE BINBA, TOU INICIANDO COM ELE POIS CONHECI O SEU FILHO NENEU E ELE ME FALAVA MUITO DO GRANDE MESTRE BINBA(REGIONAL)
 A Capoeira Regional é uma manifestação da cultura baiana, que foi criada em 1928 por Manoel dos Reis Machado ( Mestre Bimba ). Bimba utilizou os seus conhecimentos da Capoeira Angola e do Batuque (espécie de luta-livre comum na Bahia do século XIX) para criar este novo estilo, um pouco da historia

de 1890 a 1937, a Capoeira foi um crime previsto pelo Código penal da República. Simples exercícios na rua devem até seis meses de prisão. Nesse Ambiente hostil, as escolas de capoeira sobreviveram clandestinamente nos subúrbios.
Foi para reverter esse quadro que o baiano Manoel dos Reis Machado, um angoleiro forte e valente conhecido como Mestre Bimba inventou uma nova capoeira.
Teve o cuidado de tirar a palavra do nome da academia que fundou em 1932 em Salvador, o Centro de Cultura Física e Regional. Filho de um campeão de batuque uma espécie de luta-livre comum na Bahia do século XIX, juntou a técnica do boxe e do jiu-jitsu e criou um método de ensino.
Para fugir de qualquer pista que lembrasse a origem marginalizada da capoeira, mudou alguns movimentos, eliminou a malícia da postura do capoeirista, colocando-o em pé, criou um código de ética rígido, que exigia até higiene, estabeleceu um uniforme branco e se meteu até na vida dos alunos.
"Para treinar com meu pai era preciso provar que estava trabalhando ou mostrar o boletim do colégio", conta Demerval dos Santos Machado, conhecido como "Formiga" nas rodas de capoeira, e organizador da Fundação Mestre Bimba, ao lado do irmão, Mestre Nenéu.
O resultado é que a partir daí, a capoeira começou a ganhar alunos da classe média branca e também a se dividir. Até hoje angoleiros e regionais criticam-se mutuamente, embora se respeitam. Os angoleiros se dizem guardiões das tradições, os regionais já acham que a capoeira deve "evoluir".
Com isso, Bimba deu ares atléticos ao jogo e atraiu as mulheres, até então excluídas das rodas.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

NO III SULAMERICANO DE 2011, REALIZADO EM NATAL


TIVEMOS COMO CAMPEÃO SULAMERICANA YONARA DANIEL ATLETA NORTERIOGRANDENSE UMA CAMPEÃ.(AO CENTRO)

A PRIMEIRA MULHER NORTE RIOGRANDENSE A PARTICIPAR DE UM EVENTO DE MMA NO BRASIL

A NOSSA PRIMEIRA MULHER A PARTICIPAR DE UM EVENTO DE MMA(MIX MARCIAL ARTS) NO BRASIL NASCIDA NO RN , FOI A NOSSA GRANDE LUTADORA CLAUDIA GADELHA(MOSSOROENSE)  E ATLETA DA KIMURA (NOVA  UNIÃO)AINDA BATEU EM UM RINGUE, ISSO EM 2009, NA EQUIPE DO PANICO(EM HOMENS) TODA, ESSA SIM FOI A NOSSA PRIMEIRA LUTADORA NASCIDA NO RN.
TATAME DE 2010(http://www.tatame.com/2010/01/13/Claudia-Gadelha)

Seguidores